Termos Técnicos
Muita gente as vezes se pergunta "Por que o jogo não tem gráfico melhor?" ou "O que significa o termo Bug?" e por aí vai. Hoje em dia com a evolução da tecnologia 3D nos games, muitos termos técnicos surgiram e alguns deles são importantes para o player (jogador) entender o por que, que o jogo não pode ter algum gráfico melhor, ou por que ocorre certos erros em determinadas partes de um jogo. Alguns por puro relaxamento da empresa, outros por falta de capacidade do console (ou portátil).
Se você passa por esses problemas, de não ter certo conhecimento técnico, nós da Player One, lhe damos em primeira mão, um resumo fácil e de ótimo entendimento sobre esses termos técnicos. Entendendo o básico: Bom, antes de entrar na parte dos Bugs, Collision, Bump Mapping, etc... temos que explicar o básico dos jogos.
GRÁFICOS
O gráfico possui 2 sistemas, o 2D e o 3D. O gráfico 3D é aquele que você vê a profundidade não só no cenário, como também nos personagens. Nós medimos a capacidade do vídeo game para gráficos 3D em "POLÍGONOS", quanto mais polígonos o console ou portátil ler por segundo, melhor. Já os jogos em 2D são aqueles que vemos o personagem como em desenho animado, ou seja, sem profundidade. Um exemplo para entender melhor é o seguinte: Os personagens 2D, você detecta sua altura, e sua largura (de lado), mas você não consegue determinar sua profundidade em relação ao cenário. Geralmente o cenário é um "plano de fundo", e cada barreira é apenas mais um desenho, com uma programação com um efeito, na qual não deixa seu personagem passar sobre ele. Esses jogos geralmente são aqueles que você só enxerga de lado o personagem, ou de cima. Nós medimos sua capacidade por Pixels.
Figura 1: Sunset Riders (Aracde) é um game de gráfico totalmente 2D.
Figura 2: Onimusha 3 Demon Siege (PS2) é um game de gráfico totalmente 3D.
Obs: Tente não confundir "Gráfico 2D ou 3D" com "Controle 2D ou 3D"
Só por que um jogo possui um gráfico 3D não quer dizer que ele não possua elementos 2D e vice versa. Em jogos 3D que possui muitas árvores por exemplo. A árvore é 3D, mas suas folhas são 2D, para deixar o jogo mais leve, ja que contaria com mais polígonos pra ler cada folha (e também daria um trabalhão danado para as empresas), maioria dos jogos em 3D possuem elementos em 2D em seu gráfico. Nos jogos 2D também temos exemplos de cenários 3D, mas são animações de fundo totalmente em 3D e os personagems estão a frente deste cenário, desenhados em 2D. Ha vários exemplos de jogos com elementos 3D mas que são de origem 2D, como Marvel Vs Capcom 2, que possui seu cenário em 3D, ou Viutifull Joe, que é totalmente 3D em termos de gráfico, ou seja, o cenário e o persoangem, mas sua jogabilidade (controle) é 2D, pois você só anda pros lados e pra cima e para baixo, e não tem noção de profundidade no controle.
Figura 3: Marvel Vs Capcom 2 (PS2) é um game com o gráfico dos personagens em 2D e cenário em 3D.
Figura 4: Castlevania SotN (PS1) possui o gráfico dos persoangens em 2D e o cenário, uma mistura de 2D e 3D.
Figura 5: Zelda A Link to the past é um game com o gráfico totalmente em 2D
CONTROLES
Controle 3D: É aquele controle que te dá a direção livre. O lado, a diagonal, a altura que você direciona faz com que o personagem vá direto ao local desejado.
Controle 2D: É aquele controle que você indica o personagem em apenas 2 direções do ambiente, ou seja, não te dá a liberdade de andar nas diagonais.

Os jogos com GRÁFICO 3D também podem possuir seu CONTROLE 2D, um exemplo são os famosos "Survivor Horros's" como Resident Evil e Silent Hill, na qual você só aperta para os lados para direcionar o personagem, e depois você aperta para cima para ele seguir em frente, ou seja, você não tem um controle livre pra andar nas diagonais a hora que quer, priemiro tem que posicionar o personagem. Jogos como Metal Gear Solid 3 Snake Eater, que é um jogo de gráfico 3D, possui um controle totalmente 3D também. Ja que quando você aperta pros lados, você não pocisiona o persoangem, mas sim, faz ele andar diretamente no lcoal desejado, tanto nas diagonais, quanto para os lados e para frente e para trás.
Figura 6: Silent Hill 2 (PS2) é um jogo com gráfico 3D e jogabildiade 2D
Figura 7: Metal Gear Solid 3 SE (PS2) é um jogo com gráfico e jogabilidade totalmente em 3D
Figura 8: Viewtiful Joe (PS2) é um jogo com gráficos de cenario e personagens em 3D e Jogabilidade 2D.
Obs: lembre-se de não confundir "Gráfico 2D ou 3D" com "Controle 2D ou 3D"
Efeitos de ótica
Para você ter uma noção da criatividade das empresas de jogos, temos games que são completamente 2D em seu gráfico e sua jogabildiade, mas que é desenhado de uma forma a confundir o cérebro humano, lê dando uma sensação de 3D na jogabilidade (controle). Um exemplo é "Boktai - The Sun is in Your Hand" da Konami, criado por Hideo Kojima.
Figura 9: Boktai (GBA) é um jogo totalmente 2D (gráfico e controle) mas que da a sensação de jogabilidade 3D.
Aqui acaba a parte 1 de nossa explicação. Aguarde para mais termos técnicos explicados em nosso Blog na próxima seção, explicando sobre os famosos Bugs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário